Início / Boletim Esportivo / Semana Euclidiana 2017

Semana Euclidiana 2017

Semana Euclidiana e a realidade das guerras atuais

Alunos das áreas II e III, do Ciclo de Estudos Euclidianos participaram na manhã desta segunda-feira, 14 de agosto, do “Papo Reto” – uma palestra com o fotojornalista da Folha de São Paulo, Joel Silva. Ele falou sobre o trabalho como fotógrafo de conflitos internacionais.

Joel já esteve na Síria, Egito, Israel, Afeganistão entre outros países, registrando guerras da atualidade.

Na conversa com os alunos, falou sobre os desafios enfrentados pelos jornalistas na cobertura dos conflitos e reforçou a mensagem da importância da leitura e da informação para a construção do pensamento crítico.

ciclo ciclo 2 ciclo 3 ciclo 4 ciclo 5 ciclo 6 ciclo 7 ciclo 8 ciclo 9 ciclo 10 ciclo 11

 

Conferência Oficial da Semana Euclidiana

Professores, alunos e autoridades marcaram presença na Conferência Oficial com o professor Pedro Lima Vasconcellos, na noite de 14 de agosto.

A noite foi marcada também pelas homenagens in memoriam aos professores Antonio Fernando Torres, Lando Lofrano e Rodolpho José Del Guerra, com a participação de amigos e familiares.

O Conselho Euclidiano prestou homenagem também à ex-diretora de Cultura, Lucia Vitto, pelos relevantes serviços prestados ao Movimento Euclidiano de São José do Rio Pardo.

Fotos: colaboração Gil Ishikawa

 

Conferencia Oficial, por Gisele Torres

Demorei para postar as fotos da Conferência Oficial da Semana Euclidiana, talvez porque ainda estivesse “digerindo” tanta emoção.

Minha mensagem é de agradecimento à equipe da Casa De Cultura Euclides da Cunha e à professora Cidinha Granado Maria Aparecida Granado. A homenagem ao meu pai foi maravilhosa… A todas vocês, minha eterna gratidão!

FERNANDO TORRES (Por Cidinha Granado)

Que sentimento é esse

Que aperta o peito

Que sufoca a alma

E parece explodir?

O cerimonial está diferente

Uma ausência presente

Nossos olhares se encontram

Histórias de cruzam

Numa noite sem igual

Uma voz foi silenciada

Tão forte e terna ela era

Mas os ecos aqui estão

São difíceis de esquecer

É assim esta noite

Sinal do eterno no presente

Professor Fernando

Aqui estão suas sementes

Seus amigos aqui se encontram

Não há adeus, não há separação

Nossas almas se juntam

Fechadas pra sempre

Num só coração

Formamos hoje

Rio-pardenses ou não

Notas de uma linda oração

Descanse em paz, amigo

Quanta dignidade houve na sua missão.

Conf 19 Conf 17 Conf 18 conf conf1 conf2 conf3 conf6 conf7 conf8 conf9 conf11 conf610 conf 5 conf 12 conf 14 Conf 15 Conf 16

 

 

Episódio Republicano: a história recontada

 

Uma das atrações da Semana Euclidiana é o Episódio Republicano. Uma releitura dos acontecimentos da noite de 11 de agosto de 1889, quando – segundo a tradição – houve uma revolta contra o regime monarquista na cidade, resultando na Proclamação da República, meses antes do regime ser oficializado no país.

O professor Marcos De Martini falou sobre o significado do evento, que foi assistido por professores e maratonistas, tendo também a participação da Corporação Musical Euclides da Cunha e do TG 02-038.

Quem contou a história de uma forma criativa, didática e divertida foram os atores do Núcleo de Teatro da Fábrica De Expressão Rio Pardo, sob direção do professor de teatro Mauro Posso.

Ao término, o presidente do DEC Iury Abrão e a diretora da Casa de Cultura Euclides da Cunha, Ana Paula Lacerda homenagearam os proprietários do Hotel Brasil que há anos permitem a continuidade desta atração, cedendo as dependências do local para a realização da “solenidade da janela”.

Fotos: Colaboração Gil Ishikawa

 

epis epis1 epis2 epis5 epis3 epis4 epis6 epis7 epis8 epis11 epis9 epis10 epis12 epis13 epis14 epis15 epis16

Encerramento

 

Encerramento da Semana Euclidiana

A 79a. Semana Euclidiana terminou na tarde desta terça-feira, 15 de agosto, com a tradicional Romaria Euclidiana, que teve participação do professor Leandro Leal, maratonistas, professores do Ciclo de Estudos, populares, Ordem Demolay e o Tiro de Guerra 02-038.

Os grupos Cia D’Artes e o Balé da Fábrica de Expressão apresentaram o espetáculo “E as sementes florescem” – uma homenagem ao cronista, escritor, historiador e professor euclidiano Rodolpho José Del Guerra.

Fotos: Colaboração Gil Ishikawa

 

encer encer 10 enc enc2 enc3 enc4 enc6 enc 5 enc 7 encer 7 encer 8 encer 9 encer 12 encer 13 encer 14 encer 15 encer 16 encer 17 encer 18 encer 19 encer 20 encer 21 encer 22 encer 23 encer 24 encer 25 encer 26 encer 27 encer 28 encer 30 encer 31

Confira também

Concurso de Clubes do Boletim Esportivo 2018 – Contagem de pontos começará neste final de semana.

A contagem de pontos do Concurso de Clubes do Boletim Esportivo 2018 começará neste final ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *