Início / Programação / Dia do Meio Ambiente 2018 – Atividades físicas e Cívica do TG 02038 e Encontro com secretários regionais

Dia do Meio Ambiente 2018 – Atividades físicas e Cívica do TG 02038 e Encontro com secretários regionais

Dia do Meio Ambiente 2018 – Atividades físicas e Cívica do TG 02038 e Encontro com secretários regionais

 

A Área de Lazer Mário Robertson de Silos, em São José do Rio Pardo teve um alvorecer diferente. Em evento da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, foram realizadas atividades física e ambiental  pelos Atiradores do Tiro de Guerra 02038. Participaram do ato o sargento Claudio Luiz Tokarski, o secretário Carlos Ricardo Dias de Souza e a professora responsável pela Educação Ambiental Renata Daniele Vechini  Dal Bon

Em seguida,    uma Atividade Cívica com Atiradores do Tiro de Guerra e funcionários da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente marcou as comemorações referentes ao Dia do Meio Ambiente na manhã de quinta-feira, dia 14-6-2018. “Os eventos estão bastante participativos e os objetivos da Semana do Meio Ambiente, chamam a atenção da população riopardene  para aumentar a conscientização e a preservação ambiental,  estão se confirmando. O TG 02038 é um grande parceiro de todos estes eventos”, disse o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Carlos Ricardo Dias de Souza, o Cadão, que aproveitou a ocasião para cumprimentar o sargento Claudio Luiz Tokarski pela colaboração.

    

Ainda na quinta (14) aconteceu o  Encontro Regional dos Secretários Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, na  Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com a participação de representantes da cidade de Tapiratiba.

 

 

Próximas atividades

15/06 14h00 Atividade do Meio Ambiente Projeto Socioambiental – Rio Paro Rio Limpo – Local: Ilha São Pedro

16/06 Atividades ambientais com os atiradores do TG02038 Local: Área de Lazer

17/06 8h00 Atividade Cultural Ambiental – Feira do Produtor. A partir das 6.30 horas da manhã, grande apresentação da Banda Os Riopardenses, comemorando 10 anos de apresentações, no palco da Feira do Produtor.

 

 

Café Ecológico do Recicla São José

Pela programação do Dia do Meio Ambiente 2018, na quarta-feira, dia  13/06/2018, foi realizado um Café Ecológico, com os integrantes do Recicla São José , na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Vários integrantes do Recicla participaram  e conferiram com os representantes da Secretaria de Assistência e Inclusão Social  e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente detalhes do projeto que pretende melhoras as ações ambientais no município. “Vocês já fazem um trabalho extraordinário, então queremos vocês como parceiros nestas ações”, disse o Secretário Carlos Ricardo Dias de Souza, o Cadão, no encontro.

 

Programação de atividades da Semana do Meio Ambiente

14/06 6h00 Atividade Física e Ambiental com Atiradores do Tiro de Guerra Local: Ilha da Área de Lazer

14/06 8h00 Atividade Cívica Ambiental com Atiradores do Tiro de Guerra Local: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

14/06 15h00 Encontro Regional dos Secretários Municipais de Agricultura e Meio Ambiente – Local: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

15/06 14h00 Atividade do Meio Ambiente Projeto Socioambiental – Rio Paro Rio Limpo – Local: Ilha São Pedro

16/06 Atividades ambientais com os atiradores do TG02038 Local: Área de Lazer

17/06 8h00 Atividade Cultural Ambiental – Feira do Produtor. A partir das 6.30 horas da manhã, grande apresentação da Banda Os Riopardenses, no palco da Feira do Produtor.

 

 

dia 12-6-2018

Palestra com Monsenhor Denizar Coelho abordou o tema Vida para mais de 100 pessoas.

 

O Monsenhor Denizar Coelho proferiu uma palestra para um bom  público, estimado em cerca de 150 pessoas no prédio da Feira do Produtor na noite de terça-feira, dia 12-6-2018. O tema Vida, como relacionamento familiar, educação dos filhos e valorização dos esposo e da esposa na construção da família.  foi explicado pelo Monsenhor, no evento que fez parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, que esta sendo sendo desenvolvida pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente através da Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo.  Participaram do ato o pessoal da Secretaria de  Assistência e Inclusão Social e os alunos da FUC (Faculdade Euclides da Cunha).

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Carlos Ricardo Dias de Souza destacou a importância  do Monsenhor Denizar ter se envolvido com as atividades do Meio Ambiente. “O Sr. fez parte das nossas vidas como pároco em nossa cidade, nos deixou, e agora como Monsenhor, nos trouxe uma colaboração fantástica com essa palestra sobre a Vida. Essa secretaria está de portas abertas e já fica o convite para que o lançamento do seu livro aqui em São José do Rio Pardo”, disse Cadão.

 

 

Nesta terça-feira, dia 12/06/2018, às 19h00, ocorre Palestra  com Monsenhor Denizar Coelho, no prédio da  Feira do Produtor, às 19 horas.

Roda de Conversa com a Comunidade Condomínio São José

Uma roda de conversa com a Comunidade Condomínio São José, evento da Semana do Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e em parceria com a Secretaria de Inclusão Social, foi realizada no CRAS Vale do Redentor, na tarde de segunda-feira (11-6-2018). Na ocasião,  o secretário de agricultura e meio ambiente  Carlos Ricardo Dias de Souza fez uma palestra sobre a importância da coleta de lixo reciclável e sobre a prevenção de queimadas. No entanto, ouviu também dos moradores  reclamos de serviços que precisam ser efetuados no bairro, como a limpeza de ruas e logradouros e instalação de equipamentos de lazer e maior segurança. Cadão, que estava acompanhado de Rosângela Tinti e Libércio Martins, informou que marcará um mutirão de limpeza do bairro. Rosângela Tinti, pela Promoção de Inclusão Social disse que esta será uma das primeiras ações e que muitas outras serão efetuadas até o final do ano.

 

Nesta terça-feira, dia 12/06/2018, às 19h00, ocorre Palestra  com Monsenhor Denizar Coelho, no prédio da  Feira do Produtor, às 19 horas.

 

matéria do dia 8-6-2018

Palestra ambiental reuniu centenas  na Escola Estadual Dr. João Gabriel Ribeiro

 

Na sexta-feira, dia 08/06/2018, pela manhã,  foi realizada uma palestra ambiental na Escola Estadual Dr. João Gabriel Ribeiro. Centenas de alunos da instituição ouviram as explanações sobre a importância da preservação do meio ambiente feitas pela professora Sofia que abriu o evento, e pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Carlos Ricardo Dias de Souza, que falou, entre outros temas, sobre a importância da reciclagem e também da prevenção das queimadas.

Atividades previstas para a próxima semana

 

11/06 14h00 Roda de Conversa com a Comunidade Condomínio São José (Revitalização do Bairro) – Local: CRAS Vale do Redentor

12/06 19h00 Palestra Monsenhor Denizar Coelho Local: Feira do Produtor

13/06 14h00 Café Ecológico com Recicla São José Local: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

14/06 6h00 Atividade Física e Ambiental com Atiradores do Tiro de Guerra Local: Ilha da Área de Lazer

14/06 8h00 Atividade Cívica Ambiental com Atiradores do Tiro de Guerra Local: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

14/06 15h00 Encontro Regional dos Secretários Municipais de Agricultura e Meio Ambiente – Local: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

15/06 14h00 Atividade do Meio Ambiente Projeto Socioambiental – Rio Paro Rio Limpo – Local: Ilha São Pedro

16/06 Atividades ambientais com os atiradores do TG02038 Local: Área de Lazer

17/06 8h00 Atividade Cultural Ambiental – Feira do Produtor

 

 

Projeto Cidadania Ambiental na 3ª Idade e Dança Circular na Área de Lazer

Na quarta feira, dia 06/06/2018, as comemorações do Dia do Meio Ambiente 2018, ocorreram na Área de Lazer “Mário Robertson de Silos”. Com  a presença maciça de integrantes da Terceira Idade e da professora Chefe de Seção de Educação Ambiental Renata Vechini, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Carlos Ricardo Dias de Souza explanou sobre  a importância da reciclagem e pediu o apoio  da 3ª Idade  para incrementar o programa em São José do Rio Pardo. “Estamos trabalhando nas mais variadas  áreas, desde as crianças nas escolas, na Promoção Social e claro, com vocês da Terceira idade,  pois entendo que com suas experiências de vida, poderão ajudar muito na ampliação deste programa e torná-lo referência regional”, disse o secretário Cadão. Em seguida, sob coordenação da professora Lucia Vito, os participantes tiveram uma aula de Dança Circular (CCTI).

Nesta quinta-feira, dia 07/06/2018, a programação consistiu em uma visita ao Asilo Lar de Jesus, onde foram entregues mimos, preparados pelas alunas da FEUC,  aos residentes.

Para esta quinta-feira, dia 07/06/2018, a programação prevê para ás 10h00, o  Projeto Cidadania Ambiental na 3ª Idade no Asilo Lar de Jesus.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 5 de junho de 1972 pela Organização das Nações Unidas durante a Conferência das Nações Unidas em Estocolmo na Suécia, com a participação de 113 países e de mais de 400 instituições, que estabeleceram princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta.

Por tanto, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de São José d Rio Pardo em parceria com a Secretaria de Assistência e Inclusão Social – Projeto socioambiental Rio Pardo rio Limpo, Projeto Coleta Seletiva Recicla São José, Fundação de Pesquisa e Difusão de Tecnologia Agrícola, CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica e Integrada, Inspetoria de Defesa Agropecuária e o Departamento de Esporte e Cultura-DEC, Tiro de Guerra 02038, e a FEUC-Faculdade Euclides da Cunha realizarão várias atividades envolvendo a população rio-pardense na sensibilização e conscientização ambiental.

“Contamos com sua participação e divulgação das atividades que serão realizadas de 4 a 17 de junho”, disse o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Carlos Ricardo Dias de Souza, informando que qualquer dúvida, entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelo telefone (19) 3682-7870 – Email: agricultura@saojosedoriopardo.sp.gov.br

 

 

Programação das atividades em comemoração ao

 

Dia do Meio Ambiente 2018-   De 04 a 17 de Junho

 

04/06 9h00 Plantio de Árvores Projeto MAPEAR Local: Projeto MAPEAR – Domingos de Sylos

05/06 9h00 Abertura da Exposição de Fotos do Meio Ambiente – Projeto Sócioambiental – Rio Pardo Rio Limpo Local: Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente

05/06 14h00 I Conferência da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente – “Planejamento e Prevenção de Queimadas” Local: Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente

06/06 14h30 Projeto Cidadania Ambiental na 3ª Idade – Dança Circular (CCTI) Local: Viveiro de Mudas Área de Lazer

07/06 10h00 Projeto Cidadania Ambiental na 3ª Idade Local: Asilo Lar de Jesus

08/06 8h00 – Palestra Meio Ambiente – Apresentação Coleta Seletiva – Recicla São José, Projeto Sócioambiental e Estação Tratamento de Esgoto Local: Escola Estadual Dr. João Gabriel Ribeiro

11/06 14h00 Roda de Conversa com a Comunidade Condomínio São José (Revitalização do Bairro) – Local: CRAS Vale do Redentor

12/06 16h30 Encontro Regional dos Secretários Municipais de Agricultura e Meio Ambiente – Local: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

12/06 19h00 Palestra Monsenhor Denizar Coelho Local: Feira do Produtor

13/06 14h00 Café Ecológico com Recicla São José Local: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

14/06 6h00 Atividade Física e Ambiental com Atiradores do Tiro de Guerra Local: Ilha da Área de Lazer

14/06 8h00 Atividade Cívica Ambiental com Atiradores do Tiro de Guerra Local: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

15/06 14h00 Atividade do Meio Ambiente Projeto Socioambiental – Rio Paro Rio Limpo – Local: Ilha São Pedro

16/06 Atividades ambientais com os atiradores do TG02038 Local: Área de Lazer

17/06 8h00 Atividade Cultural Ambiental – Feira do Produtor

 

 

 

 

I Conferência da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente foi realizada com debates na Casa de Agricultura

As comemorações do Dia do Meio Ambiente 2018 prosseguiram na tarde do dia 5-6-2018, dia do Meio Ambiente quando foi realizada, às 14 horas, a  I Conferência da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com o tema  “Meio Ambiente, Planejamento e Prevenção de Queimadas” .Do evento participaram integrantes da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, como seu secretário Carlos Ricardo Dias de Souza, a professora Chefe de Seção de Educação Ambiental Renata Vechini, o diretor de meio ambiente  Samuel  Folchetti e demais  instituições Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Secretaria da Assistência e Inclusão Social, FEUC, Policia Ambiental,  Agricultores,   Casa da  Agricultura, Inspeção de Defesa Agropecuária,  Guarda Mirim entre outras.

Todos os participantes debateram o mais variados temas ambientais e o quesito prevenção, foi o mais sugerido pelos expositores como determinante para que possamos ter  um planeta melhor para o futuro. “Neste sentido, estamos anunciando uma parceria com as escolas municipais e estaduais do nosso município, quando pretendemos através de reuniões e eventos, que aliás já estamos fazendo, preparar estas crianças,  estes alunos, pois entendo que este futuro melhor ambientalmente falando,  passa pelas mãos dos nossos estudantes de hoje”, disse Carlos Ricardo Dias de Souza, secretário de agricultura e meio ambiente.

 

 

 

 

Abertura da Exposição de Fotos do Meio Ambiente

Ainda na terça-feira, dia 5-6-2018, Dia do Meio Ambiente,  a programação de eventos comemorativos á data, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente  teve inicio às  9h00  horas quando ocorreu a Abertura da Exposição de Fotos do Meio Ambiente, tiradas pelos jovens da Guarda Mirim, Projeto Sócioambiental – Rio Pardo Rio Limpo. Cerca de 20 alunos e professores da Escola Cáritas participaram do evento, e ouviram explicações sobre a exposição e outros temas, feitas  pelo secretário de agricultura e meio ambiente Carlos Ricardo Dias de Souza, pela professora Renata Vechini, e também por técnicos  da Casa da Agricultura

 

 

Dia 4-6-2018

Programação começa com plantio de árvores no Mapear

 

Com o plantio de três arvores da espécie Flamboyant os eventos comemorativos ao Dia do Meio Ambiente 2018 foram iniciados na manhã de segunda-feira (4-6-2018) no Projeto MAPEAR, situado no bairro Domingos de Sylos

Os alunos da escola e os professores inicialmente acompanharam explanações técnicas sobre a importância da reciclagem de lixo e de outros cuidados como atear fogos em matas ou terrenos baldios feitas pelo Secretário Carlos Ricardo Dias de Souza  e pela professora Renata Vechini Dal Bon.

Em seguida,  ocorreu o plantio das arvores  no pátio do projeto seguida de orientações sobre os cuidados que devem ser tomados para que elas cresçam e floresçam.

Confira também

Primeira Copa  Rural de Futebol  2018. Nos penais, Sitio Novo supera o Novo Horizonte e vai à final contra o Água Fria Vila Gomes

Primeira Copa  Rural de Futebol  2018. Nos penais, Sitio Novo supera o Novo Horizonte e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *