Início / Local / A eleição que pode mudar o destino do país

A eleição que pode mudar o destino do país

A eleição que pode mudar o destino do país

São 147 milhões de eleitores, mas votos válidos devem chegar a bem menos

 

A histórica eleição deste domingo, 7 de outubro, mexe com toda a nação brasileira. O Superior Tribunal Eleitoral divulga que 147 milhões, 306 mil e 275 eleitores estão aptos a votar em todo o país, embora, evidentemente, as abstenções e os votos nulos e brancos diminuam muito esse total. Votos válidos devem chegar a algo próximo de 110 milhões de pessoas.

Em São José do Rio Pardo são 41.616 eleitores em condições de voto, uma gota no oceano brasileiro, mas nem por isso menos importantes que os eleitores do resto do Brasil. E os eleitores locais devem refletir, nas urnas, a tendência nacional de polarização entre Bolsonaro e Haddad.

São 13 candidatos à Presidência da República, 202 aos governos estaduais, 358 ao Senado Federal, 8.595 à Câmara dos Deputados, 17.980 às Assembleias Legislativas e 981 candidatos à Câmara Distrital do Distrito Federal. Estarão sendo escolhidos os governadores de 27 Estados, 54 senadores (dois para cada estado), 513 deputados federais, deputados das Assembleias Legislativas Estaduais e ainda 24 deputados distritais de Brasília.

Pelas pesquisas eleitorais do Ibope e DataFolha, é tida como certa a realização do segundo turno para definir a escolha do novo presidente da República e de pelo menos 8 dos 27 governadores. As duas pesquisas mostram Jair Bolsonaro (PSL) na liderança, com cerca de 32% das intenções de voto para a Presidência da República. Fernando Haddad (PT) continua sendo o segundo colocado, com cerca de 23%.

Gazeta divulga a seguir os nomes, números e partidos dos candidatos à Presidência da República e ao cargo de governador do Estado de São Paulo. Confira!

 

Para Presidente:

 

Jair Bolsonaro (PSL) – 17

 

Fernando Haddad (PT) – 13

 

Ciro Gomes (PDT) – 12

 

Geraldo Alckmin (PSDB) – 45

 

Marina Silva (Rede) – 18

 

João Amoêdo (Novo) – 30

Entrevista exclusiva do ministro da Fazenda, Henrique Meireles a Fernando Rodrigues (Poder 360), no Ministério da Fazenda. Brasília, 24-11-2016 (Foto: Sérgio Lima / PODER 360).

Henrique Meirelles (MDB) – 15

 

Álvaro Dias (Podemos) – 19

 

Cabo Daciolo (Patriota) – 51

 

Guilherme Boulos (PSOL) – 50

João Goulart Filho (PPL) – 54

 

Vera Lúcia (PSTU) – 16

José Maria Eymael (DC) – 27

 

 

Para Governador:

 

João Doria (PSDB) – 45

Paulo Skaf (MDB) – 15

 

Marcio França (PSB) – 40

 

Luiz Marinho (PT) – 13

 

Major Costa e Silva (DC) – 27

 

Marcelo Candido (PDT) – 12 (sub judice)

 

Prof. Claudio Fernando (PMN) – 33

 

Professora Lisete (PSOL) – 50

SÃO PAULO 16/08/2018 – NACIONAL – DEBATE BAND – Primeiro debate entre candidatos ao governo do estado de SP promovido pela TV Bandeirantes na sede da emissora no Morumbi – Na foto Rodrigo Tavares (PRTB) – – Foto: NILTON FUKUDA/ESTADÃO

Rodrigo Tavares (PRTB) – 28

 

Rogerio Chequer (Novo) – 30

 

Toninho Ferreira (PSTU) – 16

 

Lilian Miranda (PCO)

 

Confira também

Prefeitura recolhe toneladas de lixos atirados em espaços rurais

Prefeitura recolhe toneladas de lixos atirados em espaços rurais   A prefeitura Municipal de São …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *